Um lavadouro público dos vários que conheço, este fica a uns duzentos metros da nossa casa e está a necessitar de cuidados, mesmo assim ele é utilizado por algumas mulheres já de longa idade, é aqui que lavam as suas roupas por não terem máquina para esse fim.
Nas minhas caminhadas passo junto dele, um destes dias vi uma senhora com alguma dificuldade para colocar na sua cabeça uma bacia com roupa lavada, dirigi-me a e ela e disse-lhe que a ajudava, a senhora olhou-me e respondeu que não estava habituada a ter ajuda, muito menos de pessoas jovens como eu, respondi "não sou tão jovem como isso" ela olhou-me e disse "pois mas tem idade para ser minha filha" eu disse "talvez".
A senhora cansada largou a bacia e sentou-se em cima de uma das pedras ao lado daquela onde tinha lavado a roupa olhou-me de novo e disse "tenho setenta e cinco anos" ao mesmo tempo que pegava e guardava um pequeno rádio a pilhas, dizendo " é a minha companhia, vem comigo para aqui e para o quintal, em casa é a televisão mas só até Janeiro, depois acabou-se, é preciso um aparelho, (TDT) mas não posso comprar é muito dinheiro, tenho uma reforma que é uma miséria, para comprar o meu remédio já não dá para o comer.
Sentei-me ao seu lado ouvindo-a atentamente, ela continuou seus desabafos de lágrimas a caírem dizendo "vivo sozinha, o meu homem morreu, tenho tantas saudades dele, vivemos juntos quarenta e tês anos, tinha-mos um cão e um gato faziam-me tanta companhia era a única coisa boa que tinha depois dele morrer, mas tive que os dar porque não tinha comer para eles".
Levantou-se e eu coloquei a bacia com a roupa na sua cabeça, ela agradeceu dizendo " muito obrigada menina que Deus dê muita saúde a si e aos seus".
Vim embora de lágrimas nos olhos, interrogando-me...quantas pessoas no nosso País têm como companhia apenas uma simples televisão e que este mês vão ficar sem ela, por não poderem comprar o tal aparelho (TDT) para adaptar.
Para uns o que vem a ser um grande negócio e contentamento, para muitos mais vem aumentar sua solidão e tristeza.
Penso que é uma violência...ou será mau feitio o meu.